Bem-vindas e bem-vindos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) é uma modalidade que permite a participação de TODAS as pessoas, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.

Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Para Todos e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Obs.: o Blog se chamava "Ginástica Geral", mas devido a mudança de nomenclatura da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica), o nome adotado para o Blog também mudou para "Ginástica Para Todos".


Um pouco mais sobre a Gymnaestrada Mundial

                Olá, amigos GG!

               Demorei, mas reapareci..rs. E, como prometi, voltei para continuar falando sobre a Gymnaestrada Mundial, assunto da nossa última postagem. Lembrando que a Gymnaestrada é o maior festival de Ginástica Geral (GG) do mundo, sendo que a última edição desse evento aconteceu no mês passado (julho), em Lausanne, na Suíça, e contou com a presença de vários grupos brasileiros.

               E, por incrível que pareça, uma reportagem muito boa sobre a Gymnaestrada foi transmitida pela TV Globo, em pleno Esporte Espetacular, no dia 07 de agosto! E posso dizer que eu e meus colegas de GG ficamos muito felizes em ver essa reportagem, pois isso representa um grande passo para a Ginástica, já que mostra que a mídia, aos poucos, está reconhecendo o valor da GG, a partir do reconhecimento desse importante evento! A reportagem foi bastante esclarecedora, e mostrou que, além da Gymnaestrada ser um evento muito bonito, promove a integração entre as nações e propõe a superação de desafios e limites. Para quem quiser dar uma olhada, ao final dessa postagem tem o vídeo da reportagem do Esporte Espetacular.
 
              Mas aproveitando essa ótima fase da Ginástica, vamos continuar falando sobre a Gymnaestrada Mundial (afinal, ela só acontece a cada quatro anos..rs) e o que acontece durante a semana em que é realizado esse evento.

Cathy e Jim, os mascotes da Gymnaestrada 2011
               Bom, já na abertura da Gymnaestrada, que acontece em um grande estádio, as delegações participantes desfilam com suas bandeiras, fazendo, logo de cara, uma grande festa,  na qual vale cantar, dançar, tirar foto, fazer uma figura acrobática..rs...enfim, brincar!! Na abertura também acontecem apresentações diversas, como música, dança, ginástica (em Lausanne teve até uma apresentação com aviões), além das demais formalidades e discursos das entidades organizadoras.

Desfile de abertura na Gymnaestrada de 2007 (Dornbirn, Áustria)

               Ao longo da semana, diversos grupos de todos os países participantes apresentam seus trabalhos coreográficos, seguindo os princípios da GG. Várias exibições acontecem simultaneamente nos diversos espaços para apresentação, sendo que os integrantes dos grupos também são espectadores quando não estão se apresentando. Também acontecem apresentações de grandes grupos (grupos com no mínimo 150 integrantes), em locais maiores. Cada grupo se apresenta no mínimo duas vezes ao longo da Gymnaestrada.

               Durante o evento também acontecem as Noites Nacionais. Alguns países, escolhidos pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), têm o direito de organizar um espetáculo, composto pelos seus respectivos grupos, com o intuito de mostrar um pouco mais a respeito da cultura desses países, no que se refere às tradições folclóricas e outras manifestações típicas. E é aí que o Brasil se destaca! \o/

             O Brasil tem sempre uma Noite Nacional própria, na qual seus grupos se apresentam e mostram toda a riqueza e alegria do nosso país. E a Noite Brasileira é uma das noites mais procuradas pelos gringos!! Isso porque a cultura brasileira desperta bastante curiosidade por parte dos gringos e as nossas apresentações sempre atendem as suas expectativas. =)

Apresentação da nossa Delegação na Noite Brasileira da Gymnaestrada de 2007 (Áustria)
     
               Outra importante noite é o espetáculo organizado pela FIG, conhecido por FIG Gala. Nessa noite, grupos de diversos países, a convite da FIG, se apresentam, compondo um espetáculo, cujo objetivo é mostrar a diversidade da GG, a partir do tema sugerido para o espetáculo. E aí segue um vídeo muito bom!

Resumo do FIG Gala na Gymnaestrada de 2011 (e tem Brasil aí também!!)

               Já entre os últimos dias da Gymnaestrada acontece o Fórum Educacional, um momento riquíssimo, em que instrutores de diversos países ministram oficinas e vivências diversas, com o  intuito de promover trocas de informações e conhecimentos entre os participantes, contribuindo para a difusão da GG como um todo.

               Por fim, o encerramento da Gymnaestrada acontece em um grande estádio, com outro desfile menor das delegações, apresentações de grandes grupos de diversos países, além das demais formalidades e discursos dos organizadores. É uma semana que parece durar muito mais tempo para quem participa, e que, como disse na postagem anterior, é um grande intercâmbio de GG para quem realmente ama essa modalidade. E quando termina, dá vontade de superar novamente todos os limites para poder participar das Gymnaestradas seguintes. =)

êêêê festa!!! =)

               Bom, é isso aí pessoal! Essa é a Gymnaestrada Mundial, o evento de GG mais importante do mundo! E um dos eventos mais incríveis que a mídia brasileira mal sabia que existia..rs. Mas as coisas estão mudando e a GG segue crescendo! ;)

E finalmente, aí está o vídeo da reportagem sobre a Gymnaestrada (ou pelo link da página do Esporte Espetacular)

                 Até a próxima! ;)

------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira outras postagens:
E muito mais no Blog GG ;)