Bem-vindas e bem-vindos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) é uma modalidade que permite a participação de TODAS as pessoas, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.

Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Para Todos e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Obs.: o Blog se chamava "Ginástica Geral", mas devido a mudança de nomenclatura da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica), o nome adotado para o Blog também mudou para "Ginástica Para Todos".


A Ginástica Rítmica na Ginástica Geral

                       Olá, amigos GG!!

            Nas postagens anteriores apresentei a vocês a Ginástica Rítmica (GR), uma das modalidades competitivas que fazem parte da Ginástica Geral (GG). Apresentei tanto a versão feminina quanto a masculina (siiiim, a GR Masculina existe!!). E a ideia de hoje é justamente mostrar como a GR pode ser utilizada em um trabalho específico de GG, ou seja, como GR e GG se relacionam. Mas antes, dêem uma olhada nas postagens "Conhecendo a Ginástica Rítmica" e "Conhecendo a Ginástica Rítmica Masculina" ;)



                  É bom lembrar que a GR é uma modalidade competitiva e que, portanto, apresenta um conjunto de elementos obrigatórios, no que se refere tanto aos elementos corporais (movimentos com o corpo) quanto aos elementos técnicos dos aparelhos oficiais da GR (as técnicas de manipulação dos aparelhos: corda, fita, maças, etc...). 

                  Dessa forma, é possível trabalhar em GG com os elementos corporais específicos da GR, como giros, pivôs, saltos, equilíbrios, entre outros, além das diversas manipulações com os aparelhos da GR, tanto feminina quanto masculina, contribuindo assim para um maior repertório motor dos praticantes, por meio das inúmeras possibilidades que a GR proporciona. Quanto mais experiências oferecidas a um grupo de GG, mais "ferramentas" esse grupo terá para se expressar, sem contar nos inúmeros benefícios associados à prática em si.

                   No entanto, vale sempre lembrar que o ensino de tais técnicas no processo de GG deve respeitar as características e possibilidades dos praticantes. Como a GG não é uma modalidade competitiva, o principal objetivo não é exatamente atingir um nível técnico de alta complexidade (ainda que um alto nível possa existir). Ou seja, você não precisa ter aqueeeeeela flexibilidade dos atletas da GR para fazer movimentos com uma fita, por exemplo. É bom reforçar que a GG é uma modalidade voltada para o lazer e que valoriza o lúdico, portanto a GR pode ser inserida na GG como um meio, não como um fim.

                     Já quando falamos do produto final da GG, ou seja, de uma criação coreográfica de GG, a GR também pode contribuir em muito para essa criação. A GR por si só já é uma modalidade muito bonita de ser vista! Assim, é muito comum a utilização dos elementos e, principalmente dos aparelhos da GR em coreografias de dança e de GG.

Precisa montar uma super apresentação de última hora com seus alunos?? Use a fita que é garantido! ;)

          Mas em um festival de Ginástica, por exemplo, como é possível diferenciar uma apresentação de GR de uma apresentação de GG que utiliza elementos de GR?

                  Em primeiro lugar, a GG é uma modalidade que valoriza a criatividade e a liberdade de expressão (corporal e cultural). Sendo assim, a partir de um "conjunto técnico" característico da GR ou de outra modalidade, ela permite uma exploração maior de movimentos, justamente por ser uma modalidade de regras flexíveis, em que TUDO é possível. A GG, portanto, permite a livre utilização de movimentos, aparelhos, música, entre outras características, fugindo daquele padrão comum das ginásticas competitivas.

                     Sendo assim, em uma apresentação de GG é possível a utilização dos aparelhos oficiais da GR, ou desses mesmos aparelhos, porém de uma forma adaptada. Ou ainda, pode-se utilizar de manipulações características da GR (lançamentos, movimentos em 8, manejos em geral), mas com aparelhos totalmente alternativos, ou seja, que não fazem parte do universo tradicional da Ginástica, como podemos ver nas imagens abaixo:

Utilização adaptada de uma bola de GR presa a um tecido (canto esquerdo acima); movimento em 8 (ondulação), bastante típico na GR, mas com o uso de uma sacola plástica (canto direito acima); outra forma de manipulação com a utilização de um véu (quadro inferior).

                     Na GG também não há distinção de gênero. Portanto, homens podem muito bem utilizar aparelhos que na GR seriam classificados como femininos (fita, maças, bola...), da mesma forma que as mulheres podem utilizar aparelhos classificados como masculinos (bastão, por exemplo). O que vale mesmo é a criatividade, não só na manipulação dos aparelhos, como na execução dos elementos corporais. E o melhor de tudo, não há aquela cobrança das competições! Ninguém perde pontos em GG por deixar cair uma bola, por exemplo...

                   Para encerrar, escolhi alguns vídeos para que vocês possam compreender melhor essas relações entre GR e GG que tentei explicar. O primeiro vídeo é de uma apresentação de GR Feminina, portanto competitiva, de alto rendimento, com aparelhos oficiais (no caso três fitas e dois arcos) e regras específicas da modalidade (elementos corporais e técnicos, tipo de música, roupa, quantidade restrita de atletas, etc).

Conjunto da Ucrânia nas classificatórias para as Olimpíadas de Londres 2012.


               O segundo vídeo é de uma apresentação de GG, mas que utiliza predominantemente características de GR (elementos corporais e aparelhos oficiais - maças, bola e arco). O próprio vídeo é descrito como sendo uma apresentação de GR, pois provavelmente as atletas do vídeo praticam/praticavam GR e montaram uma apresentação sem fins competitivos. No entanto, a coreografia é tão criativa e foge tanto do padrão típico da GR (exploração de movimentos, presença de figuras acrobáticas, percussão, etc) que é possível falar que este é sim um trabalho de GG. Assistam até o final e vejam se concordam comigo:

Apresentação do Colégio São Miguel Arcanjo (2003). GG com forte influência de GR. 


               O próximo vídeo é de uma apresentação de GG, que utiliza alguns elementos de GR, principalmente elementos corporais, mas com predominância menor desses elementos do que no vídeo anterior. O diferencial dessa coreografia, é que o grupo utiliza arcos da GR Feminina, junto com um material alternativo, um grande voal (tipo de tecido).

Apresentação de GG com elementos (corporais e técnicos) de GR com uso de arcos e um voal.


               E o último vídeo, de GG, é muuuuito interessante, pois além de apresentar diversos elementos corporais da GR, apresenta uma forte característica cultural! O vídeo é de um grupo da Tailândia, apresentado na Gymnaestrada de Lausanne (Suíça - 2011), que não utiliza materiais oficiais de GR, mas que utiliza manipulações comuns na modalidade, porém com aparelhos alternativos: guarda-chuvas tailandeses e leques grandes!

Tailândia na XIV Gymnaestrada Mundial (Lausanne - Suíça / 2011). Apresentação de GG com elementos corporais de GR (giros, pivôs, ondulações, saltos, etc) e manipulações com aparelhos alternativos.

                   E aí, gostaram?? Espero que sim!! É importante destacar que as equipes de GR também podem ser muito criativas em suas apresentações para competições, até mesmo porque na modalidade existe um julgamento de nível artístico. Mas na GG, o que chama a atenção é justamente a possibilidade de expressão corporal e cultural...livre de qualquer julgamento =)
                   Dúvidas?? Comentem aqui, por favor!! Aproveito para desejar a vocês, amigos GG, um ótimo 2013, cheio de coisas boas e muuuuita Ginástica!! \o/

                       Até 2013!! Com novidades... ;)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa postagem faz parte da série "Conhecendo as Ginásticas Competitivas". Confira:
E muito mais no Blog GG ;)