Bem-vindas e bem-vindos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) é uma modalidade que permite a participação de TODAS as pessoas, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.

Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Para Todos e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Obs.: o Blog se chamava "Ginástica Geral", mas devido a mudança de nomenclatura da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica), o nome adotado para o Blog também mudou para "Ginástica Para Todos".


"Peneira" em Ginástica Geral?! Por quê?!

                  Começo de ano, finalzinho de férias, e é geralmente essa a época em que muitos grupos de Ginástica Geral (GG) retomam as suas rotinas de treino, ensaios, reuniões, treinos, novas coreografias, treinos, treinos e mais treinos... Sobretudo para os grupos universitários que, nessa época, recebem novos alunos em suas instituições e assumem a missão de difundir a GG, agregando novos integrantes.

                  Como sempre falamos por aqui, a GG é uma modalidade voltada para o lazer e que permite a participação de TODOS, independente de condições técnicas ou outras especificidades. Sendo assim, o que seria necessário para poder entrar em um grupo de GG??

              Na minha opinião, basta você se interessar pela modalidade e, principalmente, pelos valores que ela proporciona (trabalho coletivo, respeito aos próprios limites e aos limites do próximo, sem fins competitivos, etc). E claro, é importante ter afinidade com um determinado grupo e ter ideias em comum com os seus integrantes.

                 Dessa forma, acho estranho quando vejo alguns grupos de GG que promovem "seletivas" ou "peneiras" para receber novos integrantes. Respeito a posição de todas as instituições (clubes, universidades, etc) quando realizam esse tipo de procedimento. Mas confesso que me intriga muito quando vejo grupos que fazem certas exigências para novos participantes, no que diz respeito a condições técnicas.

                Acho até que cada instituição tem o direito de restringir a participação em seus grupos pela quantidade de pessoas que consegue atender, ou mesmo pela faixa etária (quando possui grupos só para crianças  ou só para idosos, por exemplo, também tendo em vista um melhor atendimento), ou até por outras condições mais específicas (como ser morador de determinada região, em casos de projetos sociais ou de entidades públicas, por exemplo). Mas selecionar indivíduos por habilidades ou nível técnico??? Hum...

                 Alguns grupos exigem que os interessados tenham experiências anteriores em Ginástica Artística, Ginástica Acrobática, Artes Circenses, Dança ou outra modalidade gímnica ou expressiva. E não estou falando de grupos específicos dessas modalidades, mas sim de grupos de GG! Existem ainda grupos que criam espécies de subgrupos, de acordo com o nível técnico de seus integrantes. Ou seja, dentro de um mesmo grupo de GG você encontra vários subgrupos, que acabam não se integrando de fato, por possuirem integrantes com características técnicas diferentes.

E aí vem a contradição (e o meu risco de pisar no calo de alguém...)

            Em primeiro lugar, na minha opinião, toda seleção implica em EXCLUSÃO!!! E exclusão é uma palavra totalmente oposta aos princípios da GG.

             É aceitável que uma equipe profissional de Basquete, por exemplo, selecione em suas "peneiras" indivíduos mais altos e com os fundamentos da modalidade bem desenvolvidos (arremesso, passe, condução, etc). Afinal, essa equipe depende de resultados, de vitórias, de rendimento. A equipe técnica está pensando justamente nos resultados almejados.

                   Em GG, claro que quanto maior o repertório de habilidades gímnicas ou circenses de seus integrantes, maiores são as possibilidades de se construirem coreografias de maior nível de complexidade. Mas quando um grupo de GG usa tais critérios para selecionar novos integrantes, ele está pensando apenas no PRODUTO final da modalidade. E com isso, esse grupo deixa de lado o mais importante na GG que é justamente o seu PROCESSO!!

              É muito mais fácil trabalhar com indivíduos igualmente habilidosos. É muito mais fácil incluir todos eles em uma coreografia, por exemplo. Ou mesmo durante os treinos, é muito mais fácil exigir uma mesma série de exercícios para todos, pois são todos "iguais".

                Mas é justamente no processo da GG que estão presentes os seus valores. Trabalhar com grupos heterogêneos implica de fato em se trabalhar com o respeito ao próximo e também com o respeito a si próprio. Crianças, adolescentes, adultos ou mesmo idosos, todos aprendem nas próprias dificuldades e na dificuldade do outro a COOPERAR, a ajudarem uns aos outros e a reconhecer aquilo que cada um tem de mais interessante a oferecer ao grupo.

         Além disso, trabalhar com as diferenças dentro de um grupo promove um grande enriquecimento cultural aos seus praticantes, algo que pode ser inclusive expressado em uma coreografia. Imagine juntar as experiências (culturais e motoras) de um atleta de karatê com um bailarino, de um capoeirista com um praticante de yoga, de um nadador com... uma dona de casa?? Por que não?? E todos eles juntos??



             Agora, apenas juntar ginastas com ginastas, talvez o resultado seja menos, vamos dizer assim, pluricultural...

                  Quem dera se a sociedade como um todo valorizasse esse "pluricultural"...

              Eu mesmo tinha experiência em Atletismo antes de conhecer a GG. Eu adorava (e adoro ainda) correr. Não era um ginasta propriamente dito. Quando comecei a praticar a modalidade tive a oportunidade de aprender vários elementos técnicos das ginásticas competitivas (acrobacias, figuras acrobáticas),  elementos de circo, dança. As facilidades ou dificuldades que tive durante esse processo nunca me incluiram ou me excluiram nos grupos de GG em que estive presente. Pelo contrário, sempre fui motivado a aprender coisas diferentes a partir das inúmeras experiências que me foram oferecidas.

               Mas se tivesse dependido de uma experiência anterior em Ginástica, Circo ou Dança para poder ingressar em um grupo de GG, dificilmente eu estaria aqui nesse instante escrevendo e difundindo aquilo que tanto amo! =]
              
                  Mais uma vez, respeito os critérios e as opiniões diversas entre os tantos grupos de GG. E essa postagem crítica é apenas o meu ponto de vista! ;)

                  Até a próxima!

------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Entenda mais sobre Ginástica Geral acompanhando outras postagens:
 
E muito mais no Blog GG ;)
 

Oficinas e Festival de Ginástica Geral - SESC Itaquera

             Olá, pessoal!! Bem-vindos à primeira postagem de 2013 do Blog Ginástica Geral (Blog GG). E pra começar bem o ano, nada melhor do que já anunciar um evento bem legal de GG, que acontecerá no próximo final de semana, 19 e 20/01.

                O evento "Ginástica e suas Manifestações", promovido pelo SESC Itaquera, contará com oficinas de GG, ministradas por especialistas da Unicamp, e ainda com um Festival com apresentações de instituições parceiras do SESC. O Festival ainda contará com a participação da dupla Akróbatus, já bastante conhecida pelos admiradores da Ginástica.
 
Dupla "Akróbatus" formada por Andrei Parmezan e Leticia Marcondes (sempre incríveis!!)

                 Confira a programação abaixo:
                 - 19/01 (sábado):
                 Vivências teóricas e práticas de GG nos seguintes horários: 10h / 11h / 13h / 14h / 15h.

                 - 20/01 (domingo):
                 Festival com apresentações de GG e a presença dos Akróbatus a partir das 14h.

             Tudo isso acontece no Ginásio do SESC Itaquera, que fica na Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, São Paulo (SP). Para mais informações, ligue para: (11) 2523-9200. Confira também os preços para entrada no SESC Itaquera clicando aqui.

              Esse evento faz parte da programação do SESC Verão 2013, promovido todos os anos pelo SESC São Paulo em todas as suas unidades. O tema desse ano é "Esporte para Todos. Em todos os lugares" e tem como propósito promover a prática inclusiva do esporte e da atividade física entre todas as pessoas e em espaços diferentes. O SESC Verão 2013 começou no dia 5 de janeiro e termina no dia 24 de fevereiro. Para saber mais, consulte o site do SESC SP.


                 É isso aí, pessoal. Não deixem de prestigiar esse evento que promete ser bem legal!! Eu já confirmei a minha presença ;)
                 E não deixem de conferir as próximas novidades do Blog GG. Até mais!!

------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira outras postagens:
* (Des)considerando o biotipo em Ginástica Geral 
E muito mais no Blog GG ;)