Bem-vindos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Ginástica Geral é uma modalidade esportiva que permite a participação de TODOS, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas.
Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.

Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Geral e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Mas afinal, o que é Ginástica Geral?

4

Posted in

               "Deve ser um pouco de condicionamento físico, com um pouco de força, alongamento, aeróbio... é tudo né?! Eu sei lá...". 
         
               Pois é, geralmente eu escuto isso quando pergunto a alguém o que é Ginástica Geral (GG). E não é por menos que ouço respostas tão diferentes do que realmente significa a modalidade. A GG não é divulgada no Brasil! Nem mesmo as outras modalidades gímnicas que são um pouco mais conhecidas, como a Ginástica Artística ou a Rítmica, são divulgadas na mídia. Imaginem "essa tal de Ginástica Geral". Enfim, ninguém a conhece e juro que não fico mais chateado com isso..rs. Aliás, é justamente por isso que estamos aqui, para conhecermos um pouco mais sobre a GG.

               É muito comum as pessoas confundirem GINÁSTICA GERAL com ginástica em geral. E o próprio nome dela permite essa confusão de ideias (geral é tudo, não?!). Então as pessoas acabam entendendo a modalidade como uma união de vários tipos de exercícios, tendo em vista a melhora do condicionamento físico de alguém; o que não está errado, pois a GG também é praticada por meio de diversas possibilidades de exercícios e pode contribuir para a melhora do condicionamento físico geral de um praticante. No entanto, a origem desse conjunto de inúmeros exercícios possíveis é o que caracteriza de fato a GG. 

               Ahh...sem mais delongas, vamos lá! 

               Ginástica Geral é um esporte! Sim, é um esporte assim como o futebol, o basquete, a natação, o judô, etc. A diferença (e fundamental diferença) é que trata-se de um esporte não-competitivo, ou seja, ninguém ganha e ninguém perde na GG. Na verdade TODOS ganham por causa dos inúmeros benefícios que ela proporciona (assunto para um próximo post..hehe). Mas ela é considerada um esporte por estar vinculada e por ser orientada por uma federação esportiva, no caso a FIG (Federação Internacional de Ginástica). 

               Dessa forma, a GG é uma modalidade esportiva gímnica, assim como a Ginástica Artística, a Rítmica, a Acrobática, o Trampolim Acrobático, etc... Mas como já disse, ela é diferente dessas outras ginásticas por ser uma modalidade voltada essencialmente para o LAZER e não para a competição. Por ser uma ginástica, ela é composta por elementos ginásticos (técnicas) dessas outras manifestações gímnicas competitivas, mas também por elementos da ginástica na sua forma mais "básica" no que se refere à "essência do movimento humano" - o movimentar-se.

               
               Sendo assim, a GG é composta pelas práticas gímnicas competitivas,  bem como pelas práticas esportivas de uma forma geral (aí entram todos os esportes que você já viu na vida), pelas práticas circenses, pelas danças, pelas manifestações folclóricas, pelas lutas, enfim, por toda forma de movimentar-se do ser humano. E como é uma prática voltada para o lazer, ela também envolve outras áreas com a qual interagimos no nosso dia a dia, inclusive no nosso lazer, como as artes cênicas, as artes plásticas, as brincadeiras e jogos que aprendemos durante a nossa existência; e, de uma forma geral, a GG engloba também as nossas experiências de vida. 

               Nossa! Mas GG é "geral" mesmo hein?! Pois é, por envolver tanta coisa, é difícil defini-la e mesmo compreendê-la a princípio (a princípio!). 

               O produto final da GG é a elaboração de uma coreografia envolvendo essas possibilidades, no entanto nem sempre precisamos chegar a esse produto final, pois na GG o que importa é muito mais o processo do que o seu produto final, mas isso também é assunto para um outro post, pois este já ficou bem extenso...rs. Mas a ideia aqui é explicar como é a GG na prática  e mostrar também como é esse seu produto final. Inclusive pretendo mostrar como cada uma dessas possibilidades de movimentos e experiências que citei (ginásticas, esportes, danças, jogos) entram em um trabalho de GG. E se você ainda não conhece todas essas ginásticas ou outras práticas, não se preocupe, aqui você  também vai conhecer todas elas. Prometo! 

               E agora que já me candidatei a presidência, vou ficando por aqui..hehe. Mas espero que, no mínimo, eu tenha despertado a sua curiosidade sobre a GG! Então, até a próxima...

------------------------------------------------------------------------------------------------

Entenda mais sobre Ginástica Geral acompanhando outras postagens:

E muito mais no Blog GG ;)

Comments (4)

Ahhhhhhhhhhh cm vc é otimo em expressar em palavras td o q sei e sinto, deixando bem claro suas palavras, so suas kkkk... PARABENS pelo seu blog ta maravilhoso, e pode dxa q eu acompanho sempre.
E qdo voltaremos a ativa????
bjos bjos e ja to com saudades, amo
Carol (Trugilio)

Oi, Carol
Muito obrigado pelo comentário e pelos parabéns!!!
Continue acompanhando mesmo hein ;)

Quando voltamos?? Hum...sem previsão ainda, mas o convite continua!

Saudades tbm, bjooo!

Obrigadão as suas explicações me ajudou demais na minha redação escolar eu tenho 13 anos

Fico muito feliz em poder ajudar ;)

Postar um comentário