Bem-vindas e bem-vindos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) é uma modalidade que permite a participação de TODAS as pessoas, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.

Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Para Todos e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Obs.: o Blog se chamava "Ginástica Geral", mas devido a mudança de nomenclatura da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica), o nome adotado para o Blog também mudou para "Ginástica Para Todos".


A "competição sem perdedores" da Ginástica Geral

               Olá, pessoal!!

               Espero que a minha postagem anterior tenha ajudado vocês a entenderem pelo menos um pouco do que é a Ginástica Geral (GG). Como já disse, a princípio é mesmo difícil "visualizar" como a GG pode estar presente na nossa cultura, mas aos poucos vamos percebendo que ela é uma modalidade mais simples de ser praticada do que se imagina. Mas hoje vamos falar um pouco mais sobre o que seria o produto final da GG. Pois se a GG é um pouco de tudo (ginástica, dança, jogos, esportes e tantas outras atividades), no que afinal ela se transforma?

        
               A GG enquanto produto final (e é importante que fique claro que estamos falando agora estritamente do seu produto final; e também vale lembrar que na GG vale muito mais o seu processo do que o seu produto) reúne todas as experiências de um determinado grupo de praticantes, sob a forma de movimento ou ainda de "arte em movimento", compondo, ao final de tudo, uma coreografia que pode ser apresentada em um festival, espetáculo, congresso, enfim, um evento que pode ser considerado a "competição" da GG.

               Visualmente, uma coreografia de GG pode até ser confundida e subjugada como uma espécie de dança... E..hum...até é! Mas a GG possui diversos elementos e regras próprias, visíveis em sua apresentação, que a diferenciam de uma apresentação de dança. Ao longo de minhas futuras postagens também pretendo falar mais sobre estes elementos e regras. Calma! rss...

               Voltando...
              Mas então, os grupos competem com essas coreografias??? Não!!! Como vimos antes, a GG não é competitiva e, por isso, na GG eu costumo dizer que não há vencedores nem perdedores. Na verdade, todos vencem, pois todos treinam e se dedicam para mostrar aquilo que são capazes de fazer, independente do nível técnico de cada praticante no que se refere às suas habilidades de ginástica, dança ou outras. Na GG valoriza-se muito aquilo que cada um pode fazer e, princialmente, aquilo que cada um pode criar ou inovar a partir daquilo que sabe fazer. E é por isso que a Ginástica Geral é um esporte para TODOS!

               Dessa forma, em um festival de GG, por exemplo, todos os grupos participantes, por meio de suas coreografias, retratam uma história, transmitem uma mensagem e exibem a sua arte e a sua técnica, resultando em uma espécie de intercâmbio cultural em que realmente todos são aplaudidos e todos saem vitoriosos, mesmo sem medalha.

            No mundo competitivo em que vivemos, é realmente estranho entendermos ou praticarmos algo em que não se ganha, não se perde... Mas na GG o legal é que não competimos contra os outros, mas sim contra nós mesmos! Competimos contra as nossas próprias limitações, contra as nossas dificuldades em trabalharmos em grupo e em aceitarmos as diferenças, competimos contra as nossas próprias barreiras culturais. E todos vencemos! TODOS!


               Resumindo, a GG é apresentada por meio de uma coreografia (o produto final), respeitando-se algumas regras (flexíveis), de forma não competitiva, permitindo a participação de todos. 
              
               Simples assim... hehe...

               Em uma próxima postagem pretendo colocar alguns vídeos de coreografias de GG para quem quiser ver na prática tudo aquilo que estou tentando mostrar.
              
               Mas por hoje é só. Até a próxima! ;)

------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Entenda mais sobre Ginástica Geral acompanhando outras postagens:
 
E muito mais no Blog GG ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e postado em breve.