Bem-vindas e bem-vindos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) é uma modalidade que permite a participação de TODAS as pessoas, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.

Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Para Todos e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Obs.: o Blog se chamava "Ginástica Geral", mas devido a mudança de nomenclatura da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica), o nome adotado para o Blog também mudou para "Ginástica Para Todos".


Vamos ver alguns vídeos?

               Olá a todos e todas! 

               Na postagem de hoje vamos ver alguns vídeos de apresentações de Ginástica Geral (GG) para que possamos entender um pouco mais sobre essa modalidade na prática. Aos poucos, vamos discutir e entender as diferenças entre uma coreografia de GG e uma coreografia de outra ginástica (Ginástica Artística ou Rítmica, por exemplo), bem como as diferenças entre uma coreografia de GG e uma coreografia de dança. Vamos perceber que existem alguns pontos em comum entre os vídeos que vamos assistir, que permitem caracterizar os trabalhos apresentados como coreografias de Ginástica Geral.

               O primeiro vídeo é de uma coreografia do GGU - Grupo Ginástico Unicamp (SP), em que o grupo utiliza galões de água (vazios) como material alternativo. Isso é algo bastante característico da GG, essa livre possibilidade de utilização e exploração de diversos materiais, associados aos movimentos de ginástica e dança adotados pelo grupo. Como os materiais não são oficiais da ginástica, não existem regras definidas sobre o modo como utilizá-los, o que permite a criatividade na utilização dos mesmos.


          
               O próximo vídeo é da SBGG - Sociedade Brasileira de Ginástica Geral (SP), em que o grupo aborda o tema "Festa Junina". Esse vídeo foi gravado na Gymnaestrada Mundial de Dornbirn, na Áustria, em 2007. Na coreografia estão presentes diversos elementos gímnicos, associados a elementos do folclore brasileiro (reparem inclusive no figurino). Também é possível ver a integração entre alguns materiais alternativos, como chapéus de palha, e materiais oficiais da ginástica, como a bola e a fita, aparelhos da Ginástica Rítmica.



                O último vídeo de hoje é de uma apresentação de um grupo universitário da FMH - Faculdade de Motricidade Humana (Portugal). Provavelmente foi algum trabalho prático que os alunos precisaram apresentar valendo nota no seu curso de graduação. A apresentação, de uma forma geral, é um pouco mais simples que as anteriores, acontece em um espaço menos voltado a apresentações e sim a treinos e eles optaram por utilizar materiais mais tradicionais da ginástica, como uma fita de Ginástica Rítmica, colchões e até mesmo um mini-trampolim. Percebe-se que no grupo não há ginastas, talvez um ou outro integrante, mas o grupo conseguiu expressar muito bem a história que eles pretendiam transmitir (algo também característico da GG), utilizando-se muito bem de elementos ginásticos, de acordo com suas capacidades e de uma forma mais cênica.



               E então, gostaram dos vídeos? Conseguiram perceber alguma coisa em comum entre as apresentações? O melhor de tudo é que não foi tão difícil encontrar vídeos de GG; há bastante material no You Tube para quem quiser ver mais.
               Claro que ficaram algumas dúvidas, mas nas próximas postagens vamos começar a discutir algumas regras da GG e tentar compreender tanto o seu processo quanto o seu produto. Então até breve! ;)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Entenda mais sobre Ginástica Geral acompanhando outras postagens:
E muito mais no Blog GG ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e postado em breve.