Bem-vindas e bem-vindos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) é uma modalidade que permite a participação de TODAS as pessoas, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.

Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Para Todos e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Obs.: o Blog se chamava "Ginástica Geral", mas devido a mudança de nomenclatura da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica), o nome adotado para o Blog também mudou para "Ginástica Para Todos".


(Des)considerando o biotipo em Ginástica Geral

                  Olá, pessoal. Bem-vindos a mais uma postagem do Blog Ginástica Geral (e logo de cara, me desculpem pela ausência nos últimos tempos...). E pra começar o tema de hoje preciso antes contar uma história:

                  Certa vez precisei me apresentar em um lugar novo, para novos colegas também da minha área de trabalho (Educação Física) e no meio da conversa me perguntaram quais eram as áreas ou modalidades com as quais eu mais gostava de trabalhar. Entre algumas coisas, já fui logo levantando a minha bandeira da Ginástica Geral (GG) e disse o quanto gosto de trabalhar com isso! Foi então que uma dessas novas pessoas me disse:

                   - Ah... Ginástica Geral? Legal! Você tem mesmo um biotipo de quem faz Ginástica.

                  Na hora não falei nada, mas depois fiquei refletindo. Refleti tanto que, apesar disso já ter acontecido há uns 3 anos, aquela frase me fez escrever esta postagem...rs.

                 Em primeiro lugar, não me considero com um biotipo de ginasta, pensando nos ginastas das modalidades competitivas (Artística ou Acrobática, por exemplo). Apesar de eu ser mais longilíneo, de estatura média... não...talvez eu me identifique um pouco mais com os atletas da Ginástica Aeróbica... e olhe lá... Mas ainda que eu tivesse várias características físicas semelhantes a do Diego Hipólito, por exemplo, o que a Ginástica Geral tem a ver com isso? Ou seja, qual é o biotipo mais adequado ou favorável para um praticante de GG?

Ginastas e seus biotipos, da esquerda para a direita: uma atleta de Ginástica Rítmica, uma atleta de Ginástica Aeróbica e dois atletas de Ginástica Artística. Como Ginástica não é "tudo igual", é possível pela foto perceber certas diferenças de acordo com cada modalidade (estatura, massa muscular, estrutura óssea).
              
                  E isso me lembrou um outro fato que me aconteceu há alguns meses atrás. Em um festival de GG, eu estava representando um grupo de alunos de 3ª idade (sim, 3ª idade também faz GG!) e quando íamos nos trocar nos vestiários reservados para os participantes do festival, fomos barrados pelo segurança do evento:

- Aqui é somente para ginastas.
- Ah, mas eles também são ginastas - expliquei ao segurança.
- Mas eles também vão competir? - perguntou o segurança meio desconfiado.
- Na verdade esse não é um evento competitivo, é só um festival de demonstração. Eles são um grupo de Ginástica para 3ª idade.
- Ah, ok. - disse o segurança analisando o biotipo dos meus alunos idosos e comparando aos dos ginastas dos outros grupos, na maioria crianças "saradinhas" de collaints brilhantes - podem entrar.


                    Claro que tanto o segurança quanto a pessoa que se referiu ao meu biotipo não têm culpa por terem feito tal associação. A imagem de Ginástica que fazemos é a das ginásticas competitivas que aparecem na TV, em especial a Ginástica Artística e a Rítmica. Se você falar que é atleta de Ginástica Acrobática as pessoas já não fazem ideia do que significa... Imaginem GG que ainda está sendo difundida no nosso país e que é uma modalidade em que todas as pessoas podem participar independente de tantas questões, como biotipo.

                  O que gostaria de deixar claro é que, se GG pode ser praticada por todos, não existe um biotipo ideal ou mais "adequado" para se poder praticá-la. Diferentemente da Ginástica Artística, por exemplo, em que ginastas mais baixos têm maior facilidade para se darem bem na modalidade (por questões biomecânicas - e não..ginástica NÃO encolhe, pois seria o mesmo que falar que basquete faz o atleta ficar mais alto...).

Na primeira foto está a equipe brasileira de Ginástica Artística em que é possível perceber grande semelhança entre os corpos das atletas. Já a segunda foto é de uma equipe de GG do Canadá, em que é possível perceber diferentes perfis entre as atletas (algumas mais altas, outras mais baixas, mais magrinhas, mais gordinhas, enfim...)

                Na GG não importa a altura que você tenha. Não importa o peso ou o percentual de gordura que você tenha. Não importa a idade que você tenha. Não importa nem mesmo as habilidades de ginástica que você saiba fazer, pois também não é isso que seleciona um praticante de GG.
               Para praticar GG é preciso, primeiramente, gostar de GG! E isso significa gostar de participar de uma modalidade em que o principal não é competir, mas sim participar e trocar experiências, corporais e culturais. Gostar de uma modalidade em que você é importante e especial por aquilo que você é e tem condições de fazer (seja um salto mortal ou um movimento simples de balanceio). Se ao longo do trabalho de GG você estiver sendo estimulado a aprender determinadas acrobacias, talvez alguns aspectos relacionados ao seu biotipo possam favorecer ou não tal aprendizagem. Mas é preciso considerar que as próprias acrobacias ginásticas de maior complexidade não são o foco da GG (ainda que elas possam ser desenvolvidas).

Ginástica Geral é para TODOS! E para TODOS os biotipos.
                 
                      Acredito que convém indicar aqui um outro texto já publicado no Blog em que falei um pouco sobre essa questão da simplicidade/complexidade em GG. Dêem uma conferida no texto
"Ginástica Geral - do simples para o complexo".

                    Então é isso, pessoal. Espero ter conseguido esclarecer mais uma questão referente à GG. Aguardem as novidades do Blog! ;)  

------------------------------------------------------------------------------------------------

Entenda mais sobre Ginástica Geral acompanhando outras postagens:

E muito mais no Blog GG ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e postado em breve.