A Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) é uma modalidade que permite a participação de TODAS as pessoas, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.
Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Para Todos e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
Obs.: o Blog se chamava "Ginástica Geral", mas devido a mudança de nomenclatura da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica), o nome adotado para o Blog também mudou para "Ginástica Para Todos".
Olá, pessoal! Bem-vindos ao Blog Ginástica Geral (Blog GG). E, antes de mais nada, essa pequena postagem é apenas um parêntese para justificar a minha ausência aqui no Blog. Os últimos tempos têm sido um tanto corridos para mim e confesso que estou me reorganizando tanto em aspectos pessoais quanto profissionais. E, aproveitando, também estou reformulando alguns planos e objetivos aqui para o nosso Blog e, principalmente, para a nossa página no Facebook. Então, em breve, haverá novidades...
E essa reformulação do Blog se deve, principalmente, ao que tenho percebido e que vocês, seguidores do Blog, têm manifestado como interesse ou mesmo necessidade em relação ao conhecimento sobre a modalidade. A tendência é que o Blog GG, aos poucos, assuma uma nova cara, tendo em vista uma difusão ainda maior da Ginástica Geral e também uma maior "conectividade" com os interessados pela modalidade.
E, aproveitando, caso alguém queira sugerir algo que gostaria de encontrar aqui no Blog ou na FanPage, por favor, mande uma sugestão por e-mail (thiagoxavier_ef@hotmail.com) ou por mensagem (na FanPage do Blog GG). Da mesma forma, caso vocês tenham alguma dúvida sobre GG que ainda não foi esclarecida pelas postagens aqui do Blog, mandem suas perguntas e eu farei o possível para poder respondê-las. Ou ainda, caso alguém precise de uma força para divulgar algum evento bacana de GG, será um prazer ajudar!
Então, para encerrar, já aviso que tem postagem nova "saindo do forno" para as próximas semanas!! Então, continuem acompanhando o Blog GG e curtam a FanPage. E, por favor, ajudem a divulgar esse nosso pequeno meio de comunicação àqueles que vocês conhecem que se envolvem com GG no dia a dia ou que queiram conhecer melhor essa modalidade.
Bem-vindos a continuação da série "Conhecendo as Ginásticas Competitivas", um conjunto de textos para apresentar as ginásticas que fazem parte da Ginástica Geral (GG). E é sempre bom reforçar que a GG é composta por inúmeras manifestações, além das manifestações gímnicas. Portanto, na GG também podem ser utilizados elementos das artes circenses, das danças, dos esportes, além de outras manifestações culturais.
E aqui no Blog já apresentei a Ginástica Artística(GA) e a Ginástica Rítmica(GRFemininaeMasculina), e ainda comentei sobre como essas ginásticas podem ser inseridas em um trabalho de GG (confira o arquivo do Blog). Mas hoje é dia de falarmos sobre a Ginástica Acrobática (GACRO)!! E aposto que, mesmo sem conhecer muito bem essa modalidade, você já deve achar a GACRO incrível!! Isso porque a GACRO é aquela ginástica das "pirâmides humanas", bastante comuns em apresentações de circo. Mas vamos falar um pouco sobre o esporte em si. E lembrando que, como o foco do Blog é a GG, a ideia aqui é apresentar apenas uma introdução sobre as ginásticas competitivas e outras práticas que envolvem a modalidade, tanto para um maior reconhecimento das mesmas como para uma compreensão melhor da GG como um todo.
Primeiramente, a GACRO é uma modalidade competitiva praticada tanto por homens quanto por mulheres, podendo ser praticada em 5 categorias, conforme as imagens abaixo:
Categorias da GACRO: dupla masculina; dupla feminina; dupla mista
Categorias da GACRO: trio feminino; quarteto masculino
A GACRO, diferentemente da GA, da GR e da Ginástica de Trampolim, não é uma modalidade olímpica, mas possui competições importantes desde 1974, como os Campeonatos Mundiais. No entanto, a modalidade foi regulamentada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) apenas em 1999, o que pode justificar a sua pouca difusão no cenário esportivo mundial. Mas a cultura da GACRO tem ganhado bastante destaque nos últimos anos, inclusive no Brasil.
Como é possível perceber pelas imagens, a GACRO exige bastante força, resistência, equilíbrio e flexibilidade, bem como outras capacidades físicas como coordenação, agilidade e potência. Além disso, os ginastas precisam demonstrar bastante expressividade, pois seus elementos devem ser apresentados por meio de uma música (instrumental) utilizando-se também de movimentos de dança.
Durante uma competição de nível internacional, os ginastas devem realizar três tipos de séries: uma de equilíbrio estático (formação das pirâmides humanas), outra de exercícios dinâmicos (quando há elementos de vôo, com lançamentos dos ginastas, como na figura ao lado), e uma última série combinada (quando há elementos tanto de exercícios estáticos quanto dinâmicos). Ao longo de 2 minutos e 30 segundos (tempo máximo para cada série), os ginastas também executam exercícios de solo, bastante comuns na GA, como saltos mortais, reversões, flic flac, entre outras acrobacias, tornando a coreografia ainda mais complexa e, por que não dizer, empolgante!!
Dentro de uma equipe, os ginastas desempenham as seguintes funções nas formações das figuras:
- base: geralmente são ginastas mais fortes, mais altos e com maior potência muscular, pois são os que ficam embaixo na figura, sustentando outro ou outros ginastas em posições superiores (volantes e intermediários).
- volante: geralmente são mais baixos e magros, com maior flexibilidade para realizar posturas no alto da figura.
- intermediários: presentes apenas no trio feminino e quarteto masculino, possuem características comuns às funções de base e volante, pois acabam desempenhando um pouco das duas funções. São os que ficam, literalmente, no meio de uma figura, sendo sustentados pelo ginasta base e sustentando ainda outro intermediário ou diretamente o volante.
É importante destacar que deve existir um bom senso na formação das equipes tendo como base o biotipo dos ginastas. Sendo assim, por mais que bases e volantes tenham características físicas predominantemente diferentes, isso não pode ser tão discrepante. Ou seja, deve-se evitar uma dupla em que a base seja um atleta muuuuito grande e forte e o volante seja um atleta muuuuito menor e mais magro. Em uma competição oficial, essa discrepância é analisada pela arbitragem.
E falando em arbitragem, os grupos de GACRO são avaliados sob 3 fatores: nível de dificuldade (refere-se ao grau de dificuldade dos elementos apresentados durante a coreografia; quanto mais complexo um elemento, maior o seu valor no código de pontuação); execução (refere-se à parte mais técnica dos elementos, se são executados de forma correta); artístico (refere-se à expressividade transmitida durante a série, considerando a música e os movimentos utilizados na coreografia).
Dois princípios fundamentais da GACRO são a cooperação e a confiança. Como é uma modalidade que não pode ser praticada sozinho, a GACRO depende do bom entrosamento de uma equipe, no que se refere não só ao sincronismo de movimentos, mas também ao bom relacionamento entre os integrantes, podendo contribuir bastante para o ascpeto sócio-afetivo dos mesmos. Portanto, no ensino-aprendizagem da GACRO, é extremamente importante o desenvolvimento do trabalho em equipe.
Em se tratando de aspectos mais técnicos, no ensino-aprendizagem da GACRO devem ser assimiladas as principais "pegadas" entre os ginastas, que são as formas de sustentação dos atletas para uma execução segura e eficiente das figuras estáticas e dos elementos dinâmicos. Você pode conferir algumas dessas pegadas na imagem ao lado.
Além disso, posturas e elementos comuns a outras ginásticas também devem ser assimilados. Dessa forma, na GACRO são ensinadas as posturas básicas (estendida, grupada, carpada unida e afastada), elementos de equilíbrio como a parada de mãos, elementos de força como esquadro, de flexibilidade como a ponte e o espacate, além de elementos de potência como as acrobacias que comentei anteriormente.
E como sempre digo por aqui, todos esses elementos devem ser ensinados do modo mais simples para o mais complexo. Mas, em se tratando da GACRO, em que tudo parece tããão complexo, como começar do mais simples??
Inicialmente, de acordo com as características de cada grupo de praticantes, pode-se começar por figuras estáticas simples, ou mesmo por meio de figuras com pequenos desequilíbrios e baixa complexidade, seja em duplas, trios ou mesmo quartetos. É importante que se detecte dentro de uma equipe, quais ginastas apresentam maior facilidade para serem bases, volantes ou intermediários. Posteriormente, lançamentos simples podem ser inseridos dentro do trabalho de GACRO, sempre valorizando a técnica correta e a segurança. Isso tudo em conjunto com a aprendizagem dos elementos gímnicos fundamentais (posturas, saltos, equilíbrios, etc) e a parte de expressão corporal. A figura abaixo pode ajudar a exemplificar essa iniciação à GACRO.
Iniciação à Ginástica Acrobática
A princípio é isso, pessoal. Espero que tenham gostado de conhecer a GACRO. Claro que o esporte em si envolve vários outros aspectos (aqui foi só uma introdução...). Mas vou deixá-los com um vídeo bem legal que mostra um pouco mais do que é a GACRO e o motivo dessa ser uma modalidade tão incrível!! Não deixem de ver!!
Montagem de Ginástica Acrobática
Gostaram??? Então aqui na sequência deixo vocês com uma montagem de pequenos vídeos que fiz após um curso de GACRO em que participei no V Fórum Internacional de Ginástica Geral, em 2010, nada mais nada menos que com o professor Julius Ricieri, um dos principais responsáveis pela difusão da GACRO aqui no Brasil (responsável pelo Grupo Acrobático Julius, uma das maiores referências de GACRO no nosso país)!! No vídeo ele ensina algumas formas iniciais de lançamentos, bem interessantes para começar essa parte em um trabalho de GACRO. Espero que seja útil e interessante para quem assistir ;)
Iniciação aos lançamentos da GACRO. Professor Julius Ricieri no V Fórum Internacional de Ginástica Geral, em 2010.
Mas afinal de contas, como a GACRO pode ser utilizada em um trabalho de GG?? Aguardem a próxima postagem que eu conto ;)
Atenção APAIXONADOS por Ginástica e, em especial, Ginástica Geral (GG) → peguem a agenda!! rs..
Durante o mês de março, a Equipe Nacional de Ginástica da Dinamarca estará visitando o Brasil para a realização de workshops e apresentações de GG. Em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), o objetivo é difundir a modalidade, além de incentivar as pessoas a valorizarem a cultura e a prática de atividades físicas como um todo. E a GG, por ser uma modalidade que não apresenta restrições quanto à possibilidade de prática (por ser para TODOS), será o "carro-chefe" dessa iniciativa. \o/
A Equipe Nacional de Ginástica da Dinamarca foi fundada pela DGI (Danske Gymnastik- og Idrætsforeninger - Associação de Ginástica e Esportes da Dinamarca) que, durante anos, tem promovido inúmeras ações em diversos países, tendo em vista a educação não-formal por meio da cultura e do esporte.
Dentre as atividades previstas, além de apresentações, a Equipe também ministrará workshops para professores, atletas e público em geral. Para participar, confira abaixo as datas, horários e locais em que a Equipe passará durante a sua turnê. Informe-se pelos sites abaixo para se inscrever nas atividades programadas.
* 09/03 (sábado): SESC Tijuca (RJ) → Apresentação às 18h
* 10/03 (domingo): SESC Nova Iguaçu (RJ) → Workshop às 10h / Apresentação às 17h
Quem puder, aproveite!! A GG é uma modalidade bastante consolidada na Dinamarca, então essa será uma ótima oportunidade para apreciar a qualidade do trabalho que eles desenvolvem por lá. Será uma ótima troca de experiências (e inspiração)!!
Depois de tanto "ensaiar" esta postagem, fico muito feliz em finalmente poder anunciar a nova Fan Page do Blog Ginástica Geral!! Siiiiim, um espaço no Facebook para divulgar as novidades do Blog GG!! E, mais do que isso, uma página que pretende difundir mais ainda a prática da Ginástica Geral no nosso país.
Na verdade, a ideia da Fan Page surgiu também para comemorar as mais de 30.000 visualizações do Blog GG!! Uhhuh!! \o/ Mas mais do que comemorar números, aproveito esta oportunidade para agradecer a vocês que estão aí do outro lado acompanhando as postagens do Blog e que têm ajudado a divulgá-lo, tornando-o cada vez mais acessível a todas as pessoas que buscam conhecer ou entender mais sobre GG na internet.
E se lá no começo, em 2011, isso aqui era apenas uma discreta forma de escrever sobre aquilo que gosto de praticar e trabalhar, hoje fico realmente feliz em saber que o Blog GG aparece entre os primeiros resultados na pesquisa por "Ginástica Geral" em sites de busca como o Google. Isso é graças a vocês!!
Claro que isso reforça mais ainda a responsabilidade que tenho hoje em escrever sobre a modalidade com seriedade e compromisso. E a Fan Page do Blog GG será uma importante ferramenta para selar esse meu compromisso com os interessados e apaixonados por Ginástica e, em especial, por GG.
A página servirá não apenas para divulgar e facilitar o acesso às postagens do Blog, mas também para divulgar eventos, vídeos, fotos e compartilhar outras informações sobre GG, como textos e links que venham a contribuir para um maior conhecimento sobre a modalidade.
Antes de encerrar, aproveito mais uma vez para agradecer às pessoas que me incentivam neste prazeroso trabalho de blogueiro, como amigos e colegas de trabalho, além de vocês, leitores, que estão contribuindo para o crescimento deste Blog e, repito, para a difusão da GG no Brasil. E agora, convido a todos e todas para "curtir" o Blog Ginástica Geral no Facebook, clicando aqui.
Continue acompanhando as novidades do Blog GG!! E agora nos vemos no Facebook!! ;)
Começo de ano, finalzinho de férias, e é geralmente essa a época em que muitos grupos de Ginástica Geral (GG) retomam as suas rotinas de treino, ensaios, reuniões, treinos, novas coreografias, treinos, treinos e mais treinos... Sobretudo para os grupos universitários que, nessa época, recebem novos alunos em suas instituições e assumem a missão de difundir a GG, agregando novos integrantes.
Como sempre falamos por aqui, a GG é uma modalidade voltada para o lazer e que permite a participação de TODOS, independente de condições técnicas ou outras especificidades. Sendo assim, o que seria necessário para poder entrar em um grupo de GG??
Na minha opinião, basta você se interessar pela modalidade e, principalmente, pelos valores que ela proporciona (trabalho coletivo, respeito aos próprios limites e aos limites do próximo, sem fins competitivos, etc). E claro, é importante ter afinidade com um determinado grupo e ter ideias em comum com os seus integrantes.
Dessa forma, acho estranho quando vejo alguns grupos de GG que promovem "seletivas" ou "peneiras" para receber novos integrantes. Respeito a posição de todas as instituições (clubes, universidades, etc) quando realizam esse tipo de procedimento. Mas confesso que me intriga muito quando vejo grupos que fazem certas exigências para novos participantes, no que diz respeito a condições técnicas.
Acho até que cada instituição tem o direito de restringir a participação em seus grupos pela quantidade de pessoas que consegue atender, ou mesmo pela faixa etária (quando possui grupos só para crianças ou só para idosos, por exemplo, também tendo em vista um melhor atendimento), ou até por outras condições mais específicas (como ser morador de determinada região, em casos de projetos sociais ou de entidades públicas, por exemplo). Mas selecionar indivíduos por habilidades ou nível técnico??? Hum...
Alguns grupos exigem que os interessados tenham experiências anteriores em Ginástica Artística, Ginástica Acrobática, Artes Circenses, Dança ou outra modalidade gímnica ou expressiva. E não estou falando de grupos específicos dessas modalidades, mas sim de grupos de GG! Existem ainda grupos que criam espécies de subgrupos, de acordo com o nível técnico de seus integrantes. Ou seja, dentro de um mesmo grupo de GG você encontra vários subgrupos, que acabam não se integrando de fato, por possuirem integrantes com características técnicas diferentes.
E aí vem a contradição (e o meu risco de pisar no calo de alguém...)
Em primeiro lugar, na minha opinião, toda seleção implica em EXCLUSÃO!!! E exclusão é uma palavra totalmente oposta aos princípios da GG.
É aceitável que uma equipe profissional de Basquete, por exemplo, selecione em suas "peneiras" indivíduos mais altos e com os fundamentos da modalidade bem desenvolvidos (arremesso, passe, condução, etc). Afinal, essa equipe depende de resultados, de vitórias, de rendimento. A equipe técnica está pensando justamente nos resultados almejados.
Em GG, claro que quanto maior o repertório de habilidades gímnicas ou circenses de seus integrantes, maiores são as possibilidades de se construirem coreografias de maior nível de complexidade. Mas quando um grupo de GG usa tais critérios para selecionar novos integrantes, ele está pensando apenas no PRODUTO final da modalidade. E com isso, esse grupo deixa de lado o mais importante na GG que é justamente o seu PROCESSO!!
É muito mais fácil trabalhar com indivíduos igualmente habilidosos. É muito mais fácil incluir todos eles em uma coreografia, por exemplo. Ou mesmo durante os treinos, é muito mais fácil exigir uma mesma série de exercícios para todos, pois são todos "iguais".
Mas é justamente no processo da GG que estão presentes os seus valores. Trabalhar com grupos heterogêneos implica de fato em se trabalhar com o respeito ao próximo e também com o respeito a si próprio. Crianças, adolescentes, adultos ou mesmo idosos, todos aprendem nas próprias dificuldades e na dificuldade do outro a COOPERAR, a ajudarem uns aos outros e a reconhecer aquilo que cada um tem de mais interessante a oferecer ao grupo.
Além disso, trabalhar com as diferenças dentro de um grupo promove um grande enriquecimento cultural aos seus praticantes, algo que pode ser inclusive expressado em uma coreografia. Imagine juntar as experiências (culturais e motoras) de um atleta de karatê com um bailarino, de um capoeirista com um praticante de yoga, de um nadador com... uma dona de casa?? Por que não?? E todos eles juntos??
Agora, apenas juntar ginastas com ginastas, talvez o resultado seja menos, vamos dizer assim, pluricultural...
Quem dera se a sociedade como um todo valorizasse esse "pluricultural"...
Eu mesmo tinha experiência em Atletismo antes de conhecer a GG. Eu adorava (e adoro ainda) correr. Não era um ginasta propriamente dito. Quando comecei a praticar a modalidade tive a oportunidade de aprender vários elementos técnicos das ginásticas competitivas (acrobacias, figuras acrobáticas), elementos de circo, dança. As facilidades ou dificuldades que tive durante esse processo nunca me incluiram ou me excluiram nos grupos de GG em que estive presente. Pelo contrário, sempre fui motivado a aprender coisas diferentes a partir das inúmeras experiências que me foram oferecidas.
Mas se tivesse dependido de uma experiência anterior em Ginástica, Circo ou Dança para poder ingressar em um grupo de GG, dificilmente eu estaria aqui nesse instante escrevendo e difundindo aquilo que tanto amo! =]
Mais uma vez, respeito os critérios e as opiniões diversas entre os tantos grupos de GG. E essa postagem crítica é apenas o meu ponto de vista! ;)
Olá, pessoal!! Bem-vindos à primeira postagem de 2013 do Blog Ginástica Geral (Blog GG). E pra começar bem o ano, nada melhor do que já anunciar um evento bem legal de GG, que acontecerá no próximo final de semana, 19 e 20/01.
O evento "Ginástica e suas Manifestações", promovido pelo SESC Itaquera, contará com oficinas de GG, ministradas por especialistas da Unicamp, e ainda com um Festival com apresentações de instituições parceiras do SESC. O Festival ainda contará com a participação da dupla Akróbatus, já bastante conhecida pelos admiradores da Ginástica.
Dupla "Akróbatus" formada por Andrei Parmezan e Leticia Marcondes (sempre incríveis!!)
Confira a programação abaixo: - 19/01 (sábado): Vivências teóricas e práticas de GG nos seguintes horários: 10h / 11h / 13h / 14h / 15h.
- 20/01 (domingo): Festival com apresentações de GG e a presença dos Akróbatus a partir das 14h.
Tudo isso acontece no Ginásio do SESC Itaquera, que fica na Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, São Paulo (SP). Para mais informações, ligue para: (11) 2523-9200. Confira também os preços para entrada no SESC Itaquera clicando aqui.
Esse evento faz parte da programação do SESC Verão 2013, promovido todos os anos pelo SESC São Paulo em todas as suas unidades. O tema desse ano é "Esporte para Todos. Em todos os lugares" e tem como propósito promover a prática inclusiva do esporte e da atividade física entre todas as pessoas e em espaços diferentes. O SESC Verão 2013 começou no dia 5 de janeiro e termina no dia 24 de fevereiro. Para saber mais, consulte o site do SESC SP.
É isso aí, pessoal. Não deixem de prestigiar esse evento que promete ser bem legal!! Eu já confirmei a minha presença ;)
E não deixem de conferir as próximas novidades do Blog GG. Até mais!!
Nas postagens anteriores apresentei a vocês a Ginástica Rítmica (GR), uma das modalidades competitivas que fazem parte da Ginástica Geral (GG). Apresentei tanto a versão feminina quanto a masculina (siiiim, a GR Masculina existe!!). E a ideia de hoje é justamente mostrar como a GR pode ser utilizada em um trabalho específico de GG, ou seja, como GR e GG se relacionam. Mas antes, dêem uma olhada nas postagens "Conhecendo a Ginástica Rítmica" e "Conhecendo a Ginástica Rítmica Masculina" ;)
É bom lembrar que a GR é uma modalidade competitiva e que, portanto, apresenta um conjunto de elementos obrigatórios, no que se refere tanto aos elementos corporais (movimentos com o corpo) quanto aos elementos técnicos dos aparelhos oficiais da GR (as técnicas de manipulação dos aparelhos: corda, fita, maças, etc...).
Dessa forma, é possível trabalhar em GG com os elementos corporais específicos da GR, como giros, pivôs, saltos, equilíbrios, entre outros, além das diversas manipulações com os aparelhos da GR, tanto feminina quanto masculina, contribuindo assim para um maior repertório motor dos praticantes, por meio das inúmeras possibilidades que a GR proporciona. Quanto mais experiências oferecidas a um grupo de GG, mais "ferramentas" esse grupo terá para se expressar, sem contar nos inúmeros benefícios associados à prática em si.
No entanto, vale sempre lembrar que o ensino de tais técnicas no processo de GG deve respeitar as características e possibilidades dos praticantes. Como a GG não é uma modalidade competitiva, o principal objetivo não é exatamente atingir um nível técnico de alta complexidade (ainda que um alto nível possa existir). Ou seja, você não precisa ter aqueeeeeela flexibilidade dos atletas da GR para fazer movimentos com uma fita, por exemplo. É bom reforçar que a GG é uma modalidade voltada para o lazer e que valoriza o lúdico, portanto a GR pode ser inserida na GG como um meio, não como um fim.
Já quando falamos do produto final da GG, ou seja, de uma criação coreográfica de GG, a GR também pode contribuir em muito para essa criação. A GR por si só já é uma modalidade muito bonita de ser vista! Assim, é muito comum a utilização dos elementos e, principalmente dos aparelhos da GR em coreografias de dança e de GG.
Precisa montar uma superapresentação de última hora com seus alunos?? Use a fita que é garantido! ;)
Mas em um festival de Ginástica, por exemplo, como é possível diferenciar uma apresentação de GR de uma apresentação de GG que utiliza elementos de GR?
Em primeiro lugar, a GG é uma modalidade que valoriza a criatividade e a liberdade de expressão (corporal e cultural). Sendo assim, a partir de um "conjunto técnico" característico da GR ou de outra modalidade, ela permite uma exploração maior de movimentos, justamente por ser uma modalidade de regras flexíveis, em que TUDO é possível. A GG, portanto, permite a livre utilização de movimentos, aparelhos, música, entre outras características, fugindo daquele padrão comum das ginásticas competitivas.
Sendo assim, em uma apresentação de GG é possível a utilização dos aparelhos oficiais da GR, ou desses mesmos aparelhos, porém de uma forma adaptada. Ou ainda, pode-se utilizar de manipulações características da GR (lançamentos, movimentos em 8, manejos em geral), mas com aparelhos totalmente alternativos, ou seja, que não fazem parte do universo tradicional da Ginástica, como podemos ver nas imagens abaixo:
Utilização adaptada de uma bola de GR presa a um tecido (canto esquerdo acima); movimento em 8 (ondulação), bastante típico na GR, mas com o uso de uma sacola plástica (canto direito acima); outra forma de manipulação com a utilização de um véu (quadro inferior).
Na GG também não há distinção de gênero. Portanto, homens podem muito bem utilizar aparelhos que na GR seriam classificados como femininos (fita, maças, bola...), da mesma forma que as mulheres podem utilizar aparelhos classificados como masculinos (bastão, por exemplo). O que vale mesmo é a criatividade, não só na manipulação dos aparelhos, como na execução dos elementos corporais. E o melhor de tudo, não há aquela cobrança das competições! Ninguém perde pontos em GG por deixar cair uma bola, por exemplo...
Para encerrar, escolhi alguns vídeos para que vocês possam compreender melhor essas relações entre GR e GG que tentei explicar. O primeiro vídeo é de uma apresentação de GR Feminina, portanto competitiva, de alto rendimento, com aparelhos oficiais (no caso três fitas e dois arcos) e regras específicas da modalidade (elementos corporais e técnicos, tipo de música, roupa, quantidade restrita de atletas, etc).
Conjunto da Ucrânia nas classificatórias para as Olimpíadas de Londres 2012.
O segundo vídeo é de uma apresentação de GG, mas que utiliza predominantemente características de GR (elementos corporais e aparelhos oficiais - maças, bola e arco). O próprio vídeo é descrito como sendo uma apresentação de GR, pois provavelmente as atletas do vídeo praticam/praticavam GR e montaram uma apresentação sem fins competitivos. No entanto, a coreografia é tão criativa e foge tanto do padrão típico da GR (exploração de movimentos, presença de figuras acrobáticas, percussão, etc) que é possível falar que este é sim um trabalho de GG. Assistam até o final e vejam se concordam comigo:
Apresentação do Colégio São Miguel Arcanjo (2003). GG com forte influência de GR.
O próximo vídeo é de uma apresentação de GG, que utiliza alguns elementos de GR, principalmente elementos corporais, mas com predominância menor desses elementos do que no vídeo anterior. O diferencial dessa coreografia, é que o grupo utiliza arcos da GR Feminina, junto com um material alternativo, um grande voal (tipo de tecido).
Apresentação de GG com elementos (corporais e técnicos) de GR com uso de arcos e um voal.
E o último vídeo, de GG, é muuuuito interessante, pois além de apresentar diversos elementos corporais da GR, apresenta uma forte característica cultural! O vídeo é de um grupo da Tailândia, apresentado na Gymnaestrada de Lausanne (Suíça - 2011), que não utiliza materiais oficiais de GR, mas que utiliza manipulações comuns na modalidade, porém com aparelhos alternativos: guarda-chuvas tailandeses e leques grandes!
Tailândia na XIV Gymnaestrada Mundial (Lausanne - Suíça / 2011). Apresentação de GG com elementos corporais de GR (giros, pivôs, ondulações, saltos, etc) e manipulações com aparelhos alternativos.
E aí, gostaram?? Espero que sim!! É importante destacar que as equipes de GR também podem ser muito criativas em suas apresentações para competições, até mesmo porque na modalidade existe um julgamento de nível artístico. Mas na GG, o que chama a atenção é justamente a possibilidade de expressão corporal e cultural...livre de qualquer julgamento =)
Dúvidas?? Comentem aqui, por favor!! Aproveito para desejar a vocês, amigos GG, um ótimo 2013, cheio de coisas boas e muuuuita Ginástica!! \o/
Olá, pessoal. Na última postagem apresentei a Ginástica Rítmica (GR), como uma das ginásticas que compõem a Ginástica Geral (GG). E comentei que a modalidade é reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) como sendo uma modalidade estritamente feminina. No entanto, hoje estou aqui para apresentar a GR Masculina, uma variação da modalidade que surgiu no Japão e que tem sido difundida em alguns países, principalmente nos países orientais. Essa é mais uma postagem da série "Conhecendo as Ginásticas Competitivas" ;)
Mas antes, gostaria de dizer que fico feliz em estar escrevendo esta postagem, que é fruto do meu Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Educação Física (2009), trabalho este que pude apresentar em 2010 no V Fórum Internacional de Ginástica Geral e, recentemente, no Congresso MOVE 2012. E aproveito o espaço para agradecer a alguns profissionais que na época foram muito importantes para a realização deste trabalho:
- Profa. Ms. Maria Teresa Bragagnolo Martins → minha orientadora e mestra que, além de ter sido de grande influência para a minha formação profissional e atual paixão por Ginástica Geral, foi minha companheira na realização desta pesquisa.
- Profa. Ms. Carmem Lúcia Leme de Lima → uma grande difusora da GR Masculina aqui no Brasil, que compartilhou grande parte do seu conhecimento sobre a modalidade comigo durante a pesquisa. Boa parte do que sei sobre a GR Masculina é graças a ela.
- Profa. Dra. Roberta Gaio → uma das mais importantes profissionais na área da GR, com quem troquei várias informações e reflexões sobre a possibilidade de desenvolvimento da GR Masculina no Brasil.
- Prof. Mario Lam (Canadá) → um dos principais difusores da GR Masculina no Ocidente, que também compartilhou parte de seu conhecimento comigo através de e-mails. Responsável pelo site Men Rhythmic Gymnastics, uma das poucas referências acessíveis para nós ocidentais.
Agora sim, vamos ao que interessa!!
A GR Masculina começou a ser praticada no Japão após a II Guerra Mundial, com o objetivo de ajudar na recuperação do país através da atividade física visando promover a saúde da população. Com base em movimentos vindos da Calistenia e das Artes Marciais, a atividade (praticada na época apenas pelos homens) foi se desenvolvendo, a ponto de tornar-se uma modalidade esportiva. Até que, em 1969, a GR Masculina foi regulamentada pela Confederação Japonesa de Ginástica.
GR Masculina na Gymnaestrada deLisboa (2003)
A modalidade passou a ser praticada em diversos clubes e universidades do Japão, e, posteriormente, em outros países do Oriente como Malásia e Coreia do Sul. Depois, outros países tomaram conhecimento da modalidade, sendo realizado, em 2003, o primeiro campeonato internacional de GR Masculina, no qual também participaram países como Austrália, Estados Unidos e Canadá. No mesmo ano, o Japão levou apresentações de GR Masculina para a Gymnaestrada Mundial de Lisboa (Portugal), com o objetivo de difundir o esporte.
A FIG, mesmo tendo conhecimento da existência dessa adaptação da GR para o público masculino, ainda não reconhece a modalidade, alegando que não há um número suficiente de países praticantes, ainda que outros campeonatos internacionais já tenham sido realizados após 2003, com base nas regras propostas pela Confederação Japonesa.
De fato, a GR Masculina é pouco conhecida, sendo que a maior parte dos materiais encontrados explicando sobre a modalidade (regulamentos, por exemplo) são encontrados apenas em sites orientais, o que dificulta mais ainda a sua divulgação por aqui.
Mas afinal de contas, como é essa GR Masculina??
A GR Masculina, assim como a Feminina, é praticada com a utlização de uma música e a realização de séries, individuais ou em conjunto (conjunto com 6 ginastas na GR Masculina e não 5 como na Feminina), nas quais os atletas devem executar elementos corporais manipulando aparelhos de pequeno porte, para as competições individuais, ou sem aparelhos (mãos livres) para as séries de conjunto.
Na foto abaixo podemos ver os aparelhos utilizados nas séries individuais masculinas:
Corda (igual a feminina), Arcos (menores que oarco feminino e usados em pares), Maças (diferentes no peso e tamanho das maças femininas, mas também usadas em pares) e Bastão
Assim como na GR Feminina, cada aparelho possui um conjunto de exigências técnicas (lançamentos, balanceios, manejos, entre outros), que devem estar associadas a elementos corporais, como saltos, saltitos, ondulações, equilíbrios, elementos de flexibilidade, entre outros. Quanto mais elementos integrados, maior o nível de dificuldade da série.
Já nas séries em conjunto não são utilizados aparelhos, sendo chamadas séries de mãos livres, onde 6 ginastas também executam os elementos corporais, por meio de movimentos expressivos de dança, Artes Marciais e acrobacias de solo da Ginástica Artística. Aliás, uma diferença fundamental nas GRs é que a GR Masculina exige a realização de acrobacias com fase de vôo (saltos mortais, flic flac, saltos com mergulho) ao contrário da Feminina. De um modo simples, é como se a GR Masculina fosse uma mistura de solo de Ginástica Artística com dança.
Alguns elementos corporais da GR Masculina: Avião (canto esquerdo acima), Parada de Mãos (canto direito acima), movimentos expressivos de balanceios, circunduções e ondulações (canto esquerdo abaixo), Flic Flac (canto direito abaixo)
Nas séries em conjunto também são exigidas colaborações entre os ginastas, bem como momentos em que os ginastas devem realizar acrobacias complexas de forma simultânea, ou ainda passando por cima uns dos outros ao longo dessas acrobacias (coisa de ninja...rs).
Mas para que vocês possam entender melhor a GR Masculina, vou deixá-los com alguns vídeos. O primeiro é de uma apresentação de conjunto (mãos livres). E aproveito para falar que eu sou FÃ do sincronismo japonês...rs
Conjunto de Ginástica Rítmica Masculina - mãos livres
O segundo vídeo é do atleta Kazuya Dekita (Kokushikan University - Japão), com quem tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a GR Masculina em um curso que ele deu sobre a modalidade, em julho desse ano, no VI Fórum Internacional de Ginástica Geral. Nesse vídeo ele apresenta uma série "mix" (não oficial, apenas para apresentação) para mostrar alguns dos aparelhos usados nas séries individuais, no caso a corda, os arcos e o bastão. E vou contar que eu me senti um PATO no curso dele, pois as manipulações "básicas" deles são muito difíceis para nós mortais!! rs..
Kazuya Dekita no VI Fórum Internacional de Ginástica Geral utilizando corda, arcos e bastão.
E o último vídeo é de uma série individual de maças. Essa sim é uma série oficial, de competição.
Ginástica Rítmica Masculina - série individual de maças
Já existem alguns trabalhos com GR Masculina sendo desenvolvidos aqui no Brasil também. Claro que o desenvolvimento pleno desse esporte ainda precisará passar por muitas barreiras, culturais inclusive, para acontecer de fato. Mas o Blog GG fez a sua parte... e agora você conhece um pouco sobre a GR Masculina!! ;)