Bem-vindas e bem-vindos!!!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) é uma modalidade que permite a participação de TODAS as pessoas, independente de idade, gênero, classe social ou condições técnicas. Por meio de seus valores e regras flexíveis, ela permite a valorização do trabalho em grupo ao mesmo tempo em que valoriza a individualidade de cada pessoa que a pratica.

Através deste blog, espero poder dividir o meu conhecimento e a minha experiência em Ginástica Para Todos e contribuir para a sua difusão para que um dia ela possa ser desenvolvida no Brasil com a mesma qualidade com que é desenvolvida em outros países.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Obs.: o Blog se chamava "Ginástica Geral", mas devido a mudança de nomenclatura da modalidade pela FIG (Federação Internacional de Ginástica), o nome adotado para o Blog também mudou para "Ginástica Para Todos".


Quando o processo vale mais do que o produto

                Olá, pessoal. Bem-vindos a mais uma postagem do "Blog GG"!

               E a postagem de hoje é importantíssima pra mim, pois vamos falar sobre algo que considero fundamental quando se pratica ou se trabalha com Ginástica Geral (GG)!


                Já falamos um pouco aqui sobre o produto final da GG, vocês se lembram? Quando é criada uma coreografia a partir de movimentos gímnicos, esportivos, circenses, entre outros (isso quando o objetivo do trabalho for esse, claro!). Pois é, mas hoje vamos falar sobre o PROCESSO envolvido na prática da GG, ou seja, o caminho que se percorre antes de se chegar num momento de elaboração coreográfica, ou mesmo durante esse momento.

               Eu considero o processo da GG de extrema importância, pois este deve ter relação direta com o propósito da modalidade, ou melhor, com a sua filosofia. É justamente essa filosofia que me faz gostar tanto de GG! ^ ^  E digo sempre que o processo da GG é muito mais importante do que o seu produto final, pois ainda que se trabalhe com GG com o intuito de preparar um grupo para apresentar um grande espetáculo, por exemplo, o caminho até isso é que vai caracterizar de fato um trabalho de Ginástica Geral.

               Em primeiro lugar, vale sempre lembrar que a GG é uma modalidade voltada para o lazer! Dessa forma, quando as pessoas a descobrem e decidem praticá-la, logo percebem que, por tratar-se de uma modalidade não-competitiva e que não possui grandes exigências técnicas, sentem-se valorizadas por poder praticar algo que, a princípio, depende justamente daquilo que elas podem oferecer, seja em relação a movimento ou conhecimento.

               Como a GG é voltada para o lazer, é importante que as pessoas sintam prazer ao praticá-la. Além disso, a GG é uma ginástica lúdica, ainda que a sua prática seja coisa séria. Ela também  é orientada por inúmeros valores, como a cooperação e a socialização, já que a GG é uma ginástica praticada em grupo, na qual os participantes dependem uns dos outros; também estimula a criatividade e a criticidade dos envolvidos, pois a GG permite fugir dos movimentos tradicionais das  práticas que a compõem, mesmo em relação às outras modalidades gímnicas. 

               Esses valores que comentei (e tantos outros) fazem parte da essência da GG e, portanto, devem ser levados em conta quando se pratica ou se trabalha com a modalidade. De nada adianta um grupo não competitivo de ginástica, que tenha ótimos trabalhos coreográficos, mas que exclua algum integrante devido a sua condição física ou nível técnico. Isso não é GG, pois GG é uma modalidade inclusiva! Repito sempre: GG é para TODOS

               Da mesma forma, de nada adianta um grupo em que todos se apresentam, mas que ninguém participe do processo de criação coreográfica, e que os integrantes apenas tenham recebido "ordens" de seus técnicos/coordenadores/professores. Isso também não é GG, pois GG é uma modalidade que estimula a criação coletiva. Por isso estimula a participação, a interação, a socialização e todos os outros valores que comentei.

Eu adoro essas duas fotos (apesar de embaçadas..). São de um projeto de GG do SESC Santo Amaro, no qual trabalhei em 2008. Nesse projeto, trabalhamos com diversas crianças e adolescentes que, quando os conhecemos, só brigavam e provocavam-se uns aos outros! Com as aulas de GG, eles aprenderam a trabalhar em equipe (foto da esquerda), conseguindo criar juntos uma coreografia que foi apresentada ao final do projeto (foto da direita). =)

               Tudo isso que falei sobre GG também é possível de ser visto em outros esportes. Afinal, existem muitos trabalhos em diferentes áreas voltados para todos esses aspectos e valores. Mas da mesma forma que existem projetos sociais que utilizam o futebol, o basquete, a dança ou a ginástica como meios para se atingir um fim maior (educação, inclusão, etc), essas mesmas práticas também podem ser excludentes ou prejudicialmente competitivas, pois dependem de como são oferecidas às pessoas, e praticadas por elas. Mas a GG é essencialmente "humana", inclusiva. Pelo menos assim é que deve ser!

               Enfim, entre processo e produto, na GG eu fico com o processo! E garanto que um grupo de GG só terá êxito em seu produto final, se existir antes um valoroso processo, desde a formação do grupo e envolvimento dos participantes, até a transmissão dos conteúdos da GG e a composição coreográfica em questão.

               Pois é, a GG é muito bonita sim! Mas eu sou suspeito pra falar...rs
               Sendo assim, vou ficando por aqui. Esse assunto (processo) é bem amplo, mas espero que eu tenha conseguido transmitir pelo menos um pouco da teoria, ou melhor, da filosofia da GG. A filosofia com a qual eu realmente me identifico e que defendo! ;)


--------------------------------------------------------------------

Entenda mais sobre Ginástica Geral acompanhando outras postagens:

E muito mais no Blog GG ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e postado em breve.